Em Mariana o Patrimônio Histórico e Cultural é valorizado
Mariana lidera o ranking da preservação do patrimônio histórico e cultural em meio a 788 municípios

Por: Eliene Santos
O prefeito de Mariana, Duarte Júnior, sabe da responsabilidade que tem em preservar os patrimônios que contam a história da nossa época colonial. Afinal, preservá-los é também resguardar nossa memória e a construção da identidade nacional.
Esta seriedade com os patrimônios históricos se reflete em diversas conquistas, como, por exemplo, os recursos conseguidos, através de uma parceria com o BNDES, para reforma e restauro da Igreja São Francisco de Assis e a Casa do Conde de Assumar, além da instalação do Museu de Mariana. Outro exemplo, é a conquista do primeiro lugar no ICMS Cultural, pela 10ª vez. Mariana liderou o ranking da preservação do patrimônio histórico e cultural em meio a 788 municípios com 66,28 pontos, neste ano.
“Sabemos da importância em zelar pelo nosso bem patrimonial, por isso, realizamos uma série de medidas em defesa deles. Jamais deixaríamos de investir ou correr atrás de investimentos que mantenham a integridade do nosso patrimônio. Recentemente, por exemplo, presenciamos o trágico incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro. É uma perda irreparável, algo que não queremos passar”, disse o prefeito enfatizando que é preciso pensar em cultura como algo prioritário, tão essencial quanto educação ou saúde.
O município também firmou uma parceria com o BNDES e o Instituto Pedras para a criação de uma escola de Artes e Ofícios, que oferecerá cursos gratuitos de Marcenaria, Carpintaria e Serralheria, voltados para a restauração de construções antigas. Nesse projeto serão investidos, de imediato, R$ 4 milhões.
Valorização do Patrimônio Imaterial - Além da valorização dos bens materiais, Mariana também fez importantes registros no Livro de Tombos e também de Bens Culturais de Natureza Imaterial com mais de R$ 900 mil investidos na preservação do patrimônio histórico cultural, nos dois últimos anos. Já foram investidos valores em projetos arquitetônicos de restauração da Câmara Municipal, da igreja do Rosário, de Santa Rita Durão, obra emergencial da igreja de Camargos, inicio da restauração da estação ferroviária em Bandeirantes, o trabalho de restauração da igreja de Cachoeira do Brumado e muitos outros.
Implantação da sede do Corpo de Bombeiros - A implantação de um posto avançado do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, em Mariana, também foi uma medida para, além de garantir segurança para a população, fazer com que o patrimônio esteja devidamente monitorado e seguro. A cidade conta com 18 militares, uma viatura operacional e atendimento 24h.
FOTO: FELIPE CUNHA l PREFEITURA DE MARIANA